Este blog é para postar os artigos que são publicados no jornal A Folha Regional, de Getúlio Vargas, de autoria de Paulo Dalacorte.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

PÓS - MODERNIDADE

“Nunca me preocupo com o futuro... muito em breve, ele virá.”- Einstein

As rápidas transformações ocorridas atualmente estão em todos os setores de nossa sociedade. Das pequenas engenhocas tecnológicas ao ensino estudantil, com seus cursos a distância que nem imaginávamos fossem possíveis há algum tempo atrás.
Na minha infância e adolescência o mundo girava na volta de Getulio Vargas. Os passeios escolares de final de ano eram piqueniques pelas cercanias. O que eu mais gostava era a ida a cascata de Santa Lucia, onde havia um moinho com uma roda d’água, na terra do Seu Abílio e da dona Irma Caramori. Viagem mesmo, só no ano que estivemos em Marcelino Ramos nas águas termais.
Quando conto para minhas filhas elas dizem ser coisa da era do gelo. Hoje, nos tempos modernos, os passeios no final do ano letivo incluem cidades como Canela e Gramado, Porto Alegre, Camboriu com Beto Carreiro World, Florianópolis, Curitiba, Foz do Iguaçu enfim todos locais distantes e badalados pontos turísticos do sul do País.
Num futuro próximo, na época de meus netos, o passeio incluirá um pequeno tour pela Europa. Nele visitas a Portugal de nossos colonizadores, a Espanha de Picasso, a Itália e a Alemanha de nossos ancestrais e para finalizar um banho nas Ilhas Gregas. Falarão aos seus colegas, com certeza, que no tempo do vovô os passeios eram da idade da pedra.
Já meus bisnetos, que dificilmente irei conhecer, no fim da temporada letiva onde as aulas serão totalmente virtuais e comandadas por um professor que será traduzido on-line simultaneamente em diversas línguas, dirão com a maior naturalidade a seguinte frase: “pessoal vamos dar uma esticadela até marte e logo de noite estaremos de volta”.
Pois, do jeito que as coisas andam, mesmo que o futuro seja imprevisível para todos pensadores e historiadores, não será mera ficção ou imaginação causada pelo Mal de Alzheimer de um velho, mas uma trajetória muito real da Pós - Modernidade que se aproxima. Uma pena que nesta globalização, acabamos não tendo tempo ou se esquecendo de curtir as coisas simples e próximas como piqueniques e a cascata dos Caramori.

Nenhum comentário:

Postar um comentário