Este blog é para postar os artigos que são publicados no jornal A Folha Regional, de Getúlio Vargas, de autoria de Paulo Dalacorte.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

2008, O Ano do Centenário.

“A História é um profeta que olha para trás” - Friederich Von Schlegel

A época é propicia para cada leitor fazer suas reminiscências e esperar um próspero ano vindouro. Acredito que todos tenham em mente velhos “jargões” usados nesta época como saúde para dar e vender, fraternidade em todos corações, esperança e fé em dias melhores, dinheiro e muito dinheiro no bolso. Ao menos são elas expressões corriqueiras que constam nas mensagens natalinas que circulam nas correspondências, pelos computadores e pessoalmente. As minhas esperanças pessoais também se renovam e contém todos estes ingredientes citados além de alguns específicos.
Refletindo rapidamente sobre 2007 há fatos pessoais positivos que foram marcantes neste ano. A colação de grau no curso de Ciências Jurídicas e Sociais na metade do ano. Ver aprovado um projeto para no próximo ano expor as gravuras da Coleção Paulo Dalacorte no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC). Poder desfrutar a dezoito anos, junto dos manos Moa e Tchem da Sorveteria Mayorka, toda segunda e quarta feira dos amigos da bola murcha de futsal. Ser convidado junto com amigos, no dia 07 de setembro, a inaugurar um campo de futebol no KM 16 na terra da família Galina, obra do Beto e da Mary da Padaria KS. É assim com estes momentos que vou fazendo minha história durante a trajetória da vida.
Recordando acontecimentos municipais lembro ser este o ano da VII Expoincar, um sucesso de público que mostrou nossas potencialidades regionais, apesar dos eternos “buracos” das ruas da cidade. O espetáculo Tholl - Imagem e Sonho, que certamente foi o principal evento cultural que por aqui passou nesta temporada. E agora recentemente na reunião mensal do Instituto Histórico e Geográfico de Getúlio Vargas deu-se o “pontapé” inicial na comemoração do Centenário da Colônia Erechim em 2008. Para marcar o evento foram confeccionados vários “banners” ilustrativos contando a história de nossos antepassados, que estão sendo expostos na Biblioteca Pública Municipal. Material este, que será disponibilizado a todas entidades educativas, sociais e culturais ao longo do próximo ano.
Portanto, desde a criação da Colônia Erechim, através da Lei assinada pelo governador Carlos Barbosa Gonçalves em 06 de outubro de 1908, cuja sede foi localizada onde hoje se situa o Município de Getúlio Vargas até os dias atuais muito caminho foi percorrido. Lutas, alegrias, sofrimentos que contam a história de pioneirismo num município progressista. Hoje somos nós munícipes a história viva e profetas do próximo centenário. Preparemo-nos para comemorar o 2008. Na entrada do ano que se anuncia vamos nos programar para brindar, divulgar e fazer deste fato um marco histórico na vida da comunidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário