Este blog é para postar os artigos que são publicados no jornal A Folha Regional, de Getúlio Vargas, de autoria de Paulo Dalacorte.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Imortal Cobra Preta

Nos anos sessenta localizado no edifício Melatti, estava o Bar e Mercearia Zadra. Ponto de encontro de jovens, que em função da amizade e afinidade futebolística, resolveram à 05 de abril de 1961 fundar uma entidade esportiva. Estavam presentes, na ocasião, filhos de famílias tradicionais , tais como: Zadra, Melatti, Kaudinski, Flores, Rossoni, Zanol, Prezotto, Trocmovicz, Rodrigues, Filippon, Forlin, Brandalise, Rech, Prataviera, Tefili, Sartori, Rafagnin, Noskoski, Wavzenkievicz, Boton, Silva , Kravos, Michelin, entre outros, todos da redondeza do prédio da Alexandre Bramatti, 1033.
Segundo relato de alguns fundadores desta entidade, o Arno Zadra sugeriu o nome de Cobra Negra. Motivado pelo aparecimento de uma pequena cobra na ocasião que definiria o nome, cores e princípios que seriam adotadas pela futura entidade. No entanto, aceitando sugestão de grande parte dos demais presentes adotaram o nome de Esporte Clube Cobra Preta. As cores seriam o laranja e o preto, que com o passar dos anos mudaram para amarelo e preto. A escolha final do nome do clube, teria sido uma referência ao Pelé, astro futebolístico brasileiro da época. Contam, inclusive, que foi enviada uma correspondência ao ídolo para relatar a homenagem que estariam lhe prestando. Tudo na esperança de que o Rei lhes fizesse uma oferta de algum material esportivo, ou um retorno de agradecimento. Até hoje não houve resposta da mesma.
As três primeiras sedes estiveram localizadas na Rua Alexandre Bramatti. A primeira na propriedade da família Prataviera, n. 1018. A Segunda na propriedade da família Trocmovicz, n. 488 e a terceira na propiedade da família Melatti, n. 988. Atualmente, após um bom período sem um local definido, a entidade construiu sua sede própria.
A primeira diretoria do E.C. Cobra Preta foi composta pelos seguintes sócios: Arno Zadra, Claudio Prataviera, Ulisses Forlin, Orlei Rech, Nadir Rafagnin, Ataliba Flores, Hugo Michelin e Paulo Filippon. Já foram presidentes do clube os Srs. Armando Melatti, Arno Zadra, Miguel Melatti, Ataliba flores, Paulo Filippon, Claudio Prataviera, Ricardo Schimberck, Valmor Somensi , Juliano F. da Silva e atualmente Paulo Roberto Bianchi. Destes todos, cabe destacar um em especial: Ataliba Flores. O Bita, como muitos carinhosamente o conhecem, foi o Presidente que se manteve no cargo por mais de vinte anos. Hoje a sede social do Clube leva seu nome numa justa homenagem. Com sua dedicação e obstinação fez do Cobra Preta, além de seu segundo lar, uma entidade respeitada e multicampeã. Primeiro no Futebol de Campo, e após no Futsal. Só não conseguiu atingir um objetivosegundo suas p´roprias palavras: ser “Quacampeão”( Tetra Campeão) Municípal de Futsal. No fim dos anos oitenta, quando o objetivo estava próximo de ser atingido, contratou com seu auxiliar técnico, o Telmo Belé, um pai de santo da capital. Mesmo assim não foi possível. Perdeu a decisão e ainda uma grana que havia adiantado para que o babalorixá fizesse a oferenda aos deuses.
Minha ligação com o Esporte Clube Cobra Preta é de longa data. Como ele também nasci na Alexandre Bramatti. Meus pais foram os padrinhos da entidade. O meu primeiro aniversário foi comemorado na sua sede quando instalada na propriedade dos Melatti, e minha filha Isabela também teve sua festa de primeiro ano na sede atual. Já em 1967 eu integrava os quadros futebolísticos do clube, como mascote é claro. A camisa, que a guardo como relíquia até hoje, era confeccionada a mão. Tinha gola e era de botões, idêntica aos modelos sociais atuais. Campeão no meu clube de coração só fui de voleibol, no primeiro Campeonato Municipal realizado no ano de 1980. Pouco e atípico se comparado a tantos títulos futebolísticos que o clube coleciona, mas suficiente para satisfazer minha paixão pelo Cobra.
Neste mês, em seus 45 (quarenta e cinco) anos de vida, todos os que de uma forma ou outra colaboraram para sua sobrevivência, seus sócios, torcedores, simpatizantes e patrocinadores estão de parabéns. O esforço de uma comunidade tornou o Cobra Preta uma agremiação futebolística bem sucedida. Com certeza, na quase totalidade deste período, o clube criou opções de esporte e lazer para muitos jovens. Todos guiados pelo nosso timoneiro e grande mestre Ataliba. E, projetando o futuro diria que esta Marca Registrada se tornará um patrimônio histórico municipal, muito antes mesmo de seu centenário. Portanto, à você Esporte Clube Cobra Preta, nesta data querida, muitas felicidades e muitos anos de Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário