Este blog é para postar os artigos que são publicados no jornal A Folha Regional, de Getúlio Vargas, de autoria de Paulo Dalacorte.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A LEGIONÁRIA SELEÇÃO BRASILEIRA

“Para nossos jogadores ricos e famosos, o Brasil é a vaga lembrança da infância pobre, humilhada. O povo todo estava de chuteiras, para esquecer os mensalões e os crimes, mas nossos craques não perderam quase nada com a derrota, tiveram apenas um mau momento entre milhões de dólares e chuteiras douradas pela Nike.” Arnaldo Jabor (trecho de crônica publicada em 2006).

Legionário, inicialmrnte, era um infante romano bem treinado e organizado, conhecido por ser um soldado de uma legião. A legião era um destacamento militar que tinha entre 4 e 8 mil membros naquela época.
Após surgiram outras legiões, e uma em especial que se tornou famosa: a legião estrangeira francesa. Foi criada no século dezenove para defender os interesses da França junto as suas colônias na África, América do Sul, Caribe e Oceano Pacífico. Seu destacamento militar era formado por voluntários estrangeiros que não seguiam a mesma estrutura do regimento padrão.
Faço esta introdução apenas para definir a legionária seleção brasileira convocada pelo Dunga. De 23 jogadores selecionados apenas três atuam em times brasileiros e dão entrevistas em português para o seu torcedor.
Tenho uma tese que deve ser de muitos brasileiros há anos, que jogador para servir nosso país deve estar jogando em algum clube brasileiro. Quem prefere partir de seu país para o velho continente em busca de dolares, euros e outras moedas deve saber que não será convocado para a Seleção Brasileira.
E não pense leitor que torço contra o Brasil. No entanto, na derrota não dou a minima, como já ocorreu em 2006. Não ficarei a lamuriar pelos cantos se porvetura perdermos a Copa do Mundo em 2010. Nossos craques sequer retornarão ao Brasil para explicar os motivos da derrota. Voltam a seus lares em Barcelona, Madri, Roma, Milão e outras cidades européias que abrigam estes legionários.
Os selecionáveis convocados para defender nosso País, já há tempos, não tem mais identidade com nosso povo. Habitualmente os últimos treinadores de nossa seleção preferem jogadores que atuam no exterior. A única semelhança que nos une, jogadores e povo, é a lingua portuguesa como forma de expressão. E, também ela começa a ser esquecida pelos convocados.
Ao menos nos resta o consolo de 2014. Como a Copa do Mundo será realizada aqui no Brasil, o País do futebol, essa nossa eterna Legionária Seleção Brasileira terá a noção exata deste sentimento de paixão do povo brasileiro. E se não forem os soldados de chuteiras pela nossa patria terão a dimensão exata da derrota e da insatisfação do seus conterrâneos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário