Este blog é para postar os artigos que são publicados no jornal A Folha Regional, de Getúlio Vargas, de autoria de Paulo Dalacorte.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O “Pré – Abaúna” é Nosso

“Proletários de todo o mundo, uni-vos!” - Marx e Engels

Um assunto que é noticia no Brasil é a extração de Petróleo, e a camada Pré –Sal. E nós, leitores, depois de saber que há uma empresa de prospecção de Petróleo mapeando nossa região, vamos nos inserir neste contexto. Quem sabe, em seguida, também seremos o centro de atenção da imprensa nacional.
Com o povo nas ruas e o lema “o petróleo é nosso” o então presidente Getulio Vargas, em 1953 criou a Lei 2.004. Nela se instituía a Petrobras como monopólio do Estado na pesquisa, lavra, refino e transporte do petróleo e seus derivados.
Nos anos 70, o mundo usou como peso e medida econômica o petróleo. Com a crise dele, no final da década, o governo brasileiro se viu obrigado a grandes investimentos na prospecção de jazidas para reduzir a dependência externa. Começaram então os contratos de riscos e a entrada do capital estrangeiro. Muitas empresas vieram a se instalar no setor.
Em São Paulo, o governador Maluf, criou a “Paulipetro”. Estatal paulista cujo objetivo era explorar petróleo na bacia do Paraná. Perfurou diversos poços, no inicio dos anos 80, e achou apenas água. A busca inclusive se estendeu ao aqüífero Guarani, que tem parte inserida na bacia do Paraná.
Este, provavelmente, foi o fato da nossa cidade e região terem a presença de técnicos da Paulipetro naquela época. Porém boatos populares diziam que na abertura do novo canal do Rio Abaúna já jorravam “águas escuras”. E, este era o indicativo da existência de petróleo, sendo o motivo pelo qual a Paulipetro teria vindo até nossa região atrás de Petróleo.
Com a Lei do Petróleo de 97, se iniciou uma nova fase para a indústria petrolífera. Criou-se a Agencia Nacional do Petróleo (ANP) que substituiu a Petrobras como órgão responsável de gerenciar o Petróleo nos Pais, e com isto definitivamente o mercado foi aberto as multinacionais.
Pois em 2006, surge a camada Pré-Sal, que é um reservatório de petróleo localizado nas regiões litorâneas entre os estados de Santa Catarina e o Espírito Santo. E o petróleo encontrado na camada pré-sal do litoral brasileiro está dentro de uma área marítima considerada “zona econômica exclusiva” do Brasil.
Após esta descoberta, o governo estuda criar uma nova estatal, a Petrosal. O Congresso Nacional e o Senado já analisam uma nova Lei para o Petróleo. E, deste modo, nós também podemos reivindicar nossos direitos. Através de uma iniciativa popular apresentamos uma emenda na lei. Muito nossa e bairrista, denominada de Pré – Abaúna, inclusive sugerindo a criação da “Petrúna”, uma filial da Pertrosal.
Sim, senhores. Se realmente houver indícios de que haverá exploração de petróleo em nossa região façamos da costa do Abaúna nossa “região econômica exclusiva”, e como na era Vargas, com o nosso povo unido num só refrão, entoando marchas e portando cartazes e bandeiras, anunciaremos a toda nação que o “PRÉ – ABAUNA” é nosso.
Rumaremos então ao Planalto, concretizando o manifesto comunista de Marx e Engels que diz que “todos os homens são iguais”, sublinhando desta forma a afirmação que os pobres, pequenos e explorados também podem ser sujeitos de suas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário