Este blog é para postar os artigos que são publicados no jornal A Folha Regional, de Getúlio Vargas, de autoria de Paulo Dalacorte.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

E AGORA BRASIL

"Eu não sou louco." Pelé, em 2001 sobre a possibilidade de ser o treinador da Seleção Brasileira

Enquanto, no futebol, fomos eliminados pela segunda Copa do Mundo consecutiva, nossa seleção de vôlei vem sendo cada vez mais líder na liga mundial. Guga no tênis, mais recentemente o nadador Cesar Cielo e a atleta Maurren Maggi, entre outros vem mostrando que esportes menos badalados no País vão formando atletas campeões. E lembrem que em 2016 teremos Olimpíadas na cidade do Rio de Janeiro.
No entanto, vem de tempos que somos conhecidos mundialmente como o “País do Futebol”. Um símbolo da nação que se orgulha e acredita que este é o esporte no qual somos os melhores. Após a derrota na copa de 2010 os noticiários esportivos buscarão explicações, culpados e principalmente caminhos para uma nova etapa que se aproxima. Pois, em 2014, seremos o País sede da Copa do Mundo.
Do que ouvi até o momento fecho com o escrito no Blog do Avallone, postado no UOL esporte. Transcrevo parte do texto para que o leitor tire suas próprias conclusões. Segundo ele, sobre a Seleção Brasileira: “O que faltou mesmo foi mais bola, foi mais futebol. Ou melhor: mais futebol brasileiro de verdade! Tirando um ou dois- e ninguém sabe ao certo por quanto tempo- como Robinho (ainda emprestado ao Santos) e Gilberto, do Cruzeiro, qual será a casa de nossos jogadores eliminados da Copa? Praticamente todos jogam fora do Brasil, daí a talvez a causa maior da “europeização” do nosso futebol antes tão rico em criatividade. Logo, não terão de suportar nenhum tipo de nariz torcido ou barra quente da torcida decepcionada. Assim, é mais fácil. Como fácil também é saber que Dunga não mais será o técnico dessa Seleção. Nem é preciso ser profeta para saber disso, está mais do que na cara. Que venha, então, alguém que faça o Brasil jogar como Brasil. Afinal, a próxima Copa será aqui. O amigo concorda?”.
Na verdade perdemos porque tínhamos adversário a altura e não somos imbatíveis. Muito embora sempre se diga que somos os melhores no futebol. Precisamos aprender a evoluir com os tombos na vida nos preparando para as adversidades.
Espero que nesta derrota possamos tirar lições. Minha sugestão é que inicialmente se faça uma pesquisa de opinião sobre quem deve comandar a Seleção. E, então, sem invenções e experiências, com um treinador capacitado e com jogadores qualificados e identificados com nossos times e povo quem sabe poderemos ter um melhor desempenho no futuro 2014, o ano da Copa do Mundo no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário