Este blog é para postar os artigos que são publicados no jornal A Folha Regional, de Getúlio Vargas, de autoria de Paulo Dalacorte.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Meu Primeiro Computador

“Eu temo o dia em que a tecnologia ultrapasse nossa interação humana, e o mundo terá uma geração de idiotas” Albert Einstein.

          Olá PC. Morava em Porto alegre, era jovem e cheio de sonhos. Estudava engenharia na PUC e estagiava no Correio do Povo. Desta forma pude conhecer na época seus semelhantes, que eram enormes (pré - históricos).

          Para teres uma idéia do tamanho deles só para a caixa de memória era necessário um salão de festas. Em residências imagino impossíveis de estar, pois o dono além de milionário deveria ter varias salas disponíveis para poder alocá-los.

         Eu fazia consertos nalgumas peças que pifavam. E estragar era fácil. Isto num passado nem tão distante, uns 30 anos atrás. Que deve estar registrado em arquivos e fotos. De lá para cá sua espécie diminuiu de tamanho e preço.

          Com isto seus semelhantes puderam se expandir, invadir os lares mundiais e brasileiros, até o meu. Disponibilizando informações de toda ordem (como nós) boas e más. Afinal o seu mundo é o da TI (tecnologia e informação).

 A aceleração da TI deixou você defasado. Você ficou velho e ultrapassado rapidamente (talvez eu tbm esteja). Necessita constantes atualizações, conseqüência deste mundo dinâmico e de sua memória lenta.

Durou comigo. Quase não deu consertos, apenas “ganhou” alguns vírus (gripes). Mesmo diferentes sou resistente igual a você (se dá para comparar). Relutei para lhe aposentar.

Enfim é provável que esteja fazendo um dos últimos textos aqui. Fico grato por me agüentar durante mais de década. Ligou-me ao mundo das noticias, das gravuras e dos meus amigos. Passou pelo Messenger, Orkut, e Facebook.

Colocou suas informações disponíveis para meu acesso. Foi companheiro de madrugadas mal dormidas. Esperava-me sempre no mesmo local. Muitas vezes tivemos o mate como companheiro. Inclusive agora enquanto faço este texto.

Armazenou minhas memórias, fotos e escritos....Do texto escolar ao simples “ola tudo bem”. Afinou e deu robustez a minha escrita, que dizem é dom (de poucos). E que precisa ser praticada, exercitada e disciplinada diariamente.

Pois escrever em seu teclado foi um prazer imensurável. Comparado a poucos prazeres na vida. Enfim é chegada a hora parceiro amigo. Ficará na minha historia e enquanto puder estará aqui num canto da casa mesmo sem utilidade.

Enfim esta sendo lentamente substituído por uma engenhoca móvel. Afinal a mobilidade urbana, a busca de soluções mais rápidas e com menos espaço são os novos desafios da geração atual, para a qual estou me rendendo.


Publicado no jornal A Folha Regional em 7 de novembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário