Este blog é para postar os artigos que são publicados no jornal A Folha Regional, de Getúlio Vargas, de autoria de Paulo Dalacorte.

terça-feira, 15 de julho de 2014

URSOS CAMARADAS - A Arte da Tolerância

“Há vitorias que exaltam, outras que corrompem; derrotas que matam, outras que despertam.” Antoine de Saint – Exupéry

         
Gostar da arte e do belo, de garimpar e pesquisar eventos ligados a cultura me deixa satisfeito. Muitas vezes até infeliz de não poder ver todas pela longevidade de nossa cidade aos grandes centros culturais.
           No Rio, no inicio de maio, inaugurou uma exposição nominada “Ursos Camaradas”- a Arte da Tolerância. Um dos eventos para marcar o ano da Alemanha no Brasil. Exposição que iniciou em 2002 em Berlim, e a partir de 2004 itinerou pelos 05 continentes até chegar ao Brasil.
         As 141 esculturas de 2 metros do animal símbolo de Berlim representam cada país reconhecido pela ONU, e foram pintados por artista de cada nação. Ao invés de mostrar seus carros, maquinas e tecnologia avançada para atrair a cobiça e competição, o objetivo da mostra é promover a integração cultural, a paz e a harmonia entre os povos.
          Tudo bem planejado e pensado, pois afinal neste ano com a Copa do Mundo no Brasil milhares de visitantes estavam aqui. Assim como li que os preparativos da Seleção Alemã foram cuidados nos mínimos detalhes. Chegaram ao País sem alardes, estrelas, soberbas, trabalhando o coletivo e a integração com o povo local e de respeito aos adversários.
          Como sede escolheram a Bahia. Clima quente, treino e muito treino. E, nas folgas, até comemoraram aniversário junto aos índios pataxós. Passada a Copa deixarão o CT que construíram para a comunidade local. Uma aula de fazer política externa sem demagogia e ostentação de poder econômico.
      Que simplicidade, que respeito às pessoas e que legado nos deixaram. Redimensionaram culturalmente a disputa esportiva para além do campo de futebol. Sem gastar bilhões, e ufanismo exarcebado angariaram a simpatia até de seus adversários.
        Oxalá, antes de morrer, possa fazer uma visita a seus Pais, conhecer sua terra e sua gente nobres Alemães.

Publicado no jornal A Folha Regional Online em 15 de julho de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário