Este blog é para postar os artigos que são publicados no jornal A Folha Regional, de Getúlio Vargas, de autoria de Paulo Dalacorte.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

O início da coleção de gravuras - Parte I


Por vezes a curiosidade abre novos horizontes, quando não, acende a chama do entusiasmo para procurá-los. - Textos Judaicos
A partir do momento que criei a necessidade, pela vontade e curiosidade de adquirir algumas obras de arte e decorar as paredes da minha residência, nasceu também, a ideia de formar um pequeno acervo de artes.
Pois o acervo da Coleção Paulo Dalacorte, ainda em formação, é o resultado do trabalho que se tem para reunir um conjunto de objetos da mesma natureza, no caso a gravura. Às vezes dura certo tempo na existência do colecionador, muitas vezes anos, outras por toda a vida. Portanto para se entender o sinônimo de colecionar é, sobretudo, aprender.
 Feitas as primeiras aquisições num consorcio de gravuras e gostando das obras de arte que recebi, era primordial e necessário aprofundar os conhecimentos sobre a gravura. A origem, as técnicas utilizadas, artistas que usaram a gravura como forma de expressão, enfim o que estivesse relacionado sobre o tema.
 Resumo, abreviadamente, ao leitor este “bicho” chamado gravura. Surgiu na China há dois mil anos atrás. Inicialmente usado para imprimir cartas de baralhos. Com o tempo foi dada outras utilidades como estampar livros e reproduzir imagens. Só no século XX, com a chegada da produção em série e o surgimento da fotografia é que foi mais difundida como obra de arte.
De um modo geral, chama-se “gravura” o múltiplo de uma obra de arte, reproduzida a partir de uma matriz. Trata-se de uma reprodução “numerada e assinada uma a uma”, compondo desta forma uma edição restrita de cópias. Existem vários tipos de gravura, ou, técnicas distintas de reproduzir uma obra. As mais utilizadas são: a gravura em metal, a litografia (na pedra), a xilografia (na madeira) e a serigrafia.
Desde 98 dedico um tempo diário para a coleção de gravura. E, especificamente para a gravura gaúcha e os artistas que nasceram ou adotaram nossa terra para viver.  O objetivo é ao longo do tempo juntar um número de obras que deem ao publico um panorama da evolução da arte gaúcha através da gravura.

Publicado no jornal A Folha Regional em 4 de janeiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário