Este blog é para postar os artigos que são publicados no jornal A Folha Regional, de Getúlio Vargas, de autoria de Paulo Dalacorte.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O Futuro da Coleção de Gravuras - Parte Final



O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos. - Eleanor Roosevelt
No início apenas a vontade, a paixão e o sonho de seu dono. Hoje, passados mais de uma década, uma realidade viva e um bom caminho andado.  Anualmente a Coleção acrescenta em seu acervo novas obras, algumas de importantes Coleções Brasileiras. Amanhã talvez se torne consagrada e referência na arte gaúcha.
Porém, ao falar de futuro, é necessário um bom planejamento.  Difícil acreditar que algo seja promissor sem planos estratégicos. Estar atento e informado sobre o mercado de arte e ter contatos que acrescentem ideias na qualificação da Coleção é fundamental. E, também, buscar criar sucessor(a) ou formas de mantê-la futuramente.
Agora imaginem a Coleção como um cidadão brasileiro, ou uma empresa. Ela também sonha em ter sua própria morada. E já esta se concretizando esta possibilidade. Há um terreno definido, um projeto do arquiteto paulista Mario Figueroa, amigo e também colecionador de arte.
Notem, portanto, que a Coleção de Gravuras não é mais uma vontade e gosto pessoal do dono. Ela chegou à adolescência e quer interagir com sua cidade e o mundo. Afinal sua missão é exibir seu acervo, na sua casa e a todos os espaços destinados a divulgação da arte que possam estar interessados em admirar a arte gaúcha em gravura.
Bem se realizados todos estes planos talvez a cidade de Getúlio Vargas, terra natal da Coleção, seja incluída na rota de alguns bons eventos culturais do mundo das artes. Se depender do sonho do dono e dos colaboradores da Coleção a real concretização do futuro esta próxima. Aguardemos, pois os próximos capítulos.

Publicado no jornal A Folha Regional em 18 de janeiro de 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário