Este blog é para postar os artigos que são publicados no jornal A Folha Regional, de Getúlio Vargas, de autoria de Paulo Dalacorte.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

No Jornal

“Um editor de jornal é alguém que separa o joio do trigo- e publica o joio” – Adlai Stevenson
       Ter o tempo como obstáculo e produzir informações para obter resultado claro, de forma precisa e, principalmente imparcial, é provavelmente a meta de um jornal que tem o compromisso com seu leitor.
       Grandes jornais diários buscam dar informações de maior abrangência. Incluem notícias nacionais e internacionais, e diversos cadernos encartados com temas variados, entre eles carros, classificados, construção, viagens e muitos outros.
       A Folha Regional é um jornal de abrangência estrita e procura informar sobre assuntos locais. Quando em vez publica notícias estaduais, nacionais ou até internacionais, sempre que há pessoas ou fatos relacionados à nossa comunidade.
      Depois de algum tempo escrevendo crônicas para o jornal “A Folha Regional” sempre tive uma grande curiosidade. Queria saber como é escrever um texto na própria sede do jornal, em sua redação e para ser publicado na mesma semana.
      Decidi, então, na tarde de terça-feira (15/10/13) entre 16 e 18 horas, ir à sede do jornal. Além de acompanhar mais atentamente a rotina do pessoal trabalhando para fechar uma edição semanal, faria minha crônica “in loco” neste tempo.
      Pois durante meu escrito o silêncio imperava. Barulho, apenas do digitar no teclado. Cada um dos integrantes (Anissara, Neivo, Querulin e Thomás) concentrados fazendo sua parte na confecção de mais uma edição, com olhar fixo no computador.
      O diálogo entre eles neste ínterim foi apenas o essencial, para separar o joio do trigo, buscando a melhor maneira de divulgar notícias e informar seus leitores sobre os fatos que fazem a história da região.
       Paradas apenas para atender pessoalmente clientes, no toque do telefone ou quando chega e-mail de importância que solicitam anúncios ou para relatar mais alguma notícia.
Agora mesmo, enquanto escrevo, chegou um anúncio institucional sobre investimentos no RS do Governo Federal. Anúncios, que para seu conhecimento leitor é a grande fonte de renda para manter o jornal ativo.   
       E a pauta, enquanto eu escrevia esta crônica, na redação era sobre o “Outubro Rosa”, e a programação que vem sendo realizada nos municípios da Região (Estação, Getúlio Vargas e Sertão) sobre a campanha preventiva da saúde da mulher.
       Confesso foi uma experiência um tanto diferente de escrever sentado longe do meu computador. O objetivo era não parar de escrever até concluir a Crônica “ “No Jornal”, e retratar a você leitor, um pouco desta rotina diária no nosso jornal.
       Enfim, texto terminado, informação prestada e os parágrafos de uma ou outra máquina em que estas linhas foram digitadas serão ajeitados pelo Thomás ou pela Querulin. Que depois serão diagramadas na página para sair na edição impressa do fim de semana.

Publicado no jornal A Folha Regional em 25 de outubro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário