Este blog é para postar os artigos que são publicados no jornal A Folha Regional, de Getúlio Vargas, de autoria de Paulo Dalacorte.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

O Doador e suas constatações

"Para ver muita coisa é preciso despregar os olhos de si mesmo". Friedrich Nietzsche

Com o passar do tempo vamos constatando algumas coisas na vida. A principal delas é que as mudanças são visíveis, e que gostando ou não delas temos que nos adaptar ao novo.

Não sei mensurar se para melhor, isto cabe a cada um, no seu conceito de vida. Porém, elas acontecem. No mundo, na sua volta, na rotina e no proprio corpo.

Pasme, o Papa já não necessita morrer para ser trocado No Brasil, não se precisa mais de sindicatos para ter greves. Até a Praça Flores da Cunha esta modificada e tem pista de skate nela.

Meu habito da janta foi abolido, pois sobrecarrega meu estomago. O exercicio fisico esta mais moderado pois do contrario ataca minha bursite. E quem diria meus cabelos ficam raros e brancos dia após dia.

Pois, lembrei que há alguns anos lançaram a campanha para doar orgãos. Desde lá digo aos amigos que meu projeto é doar os olhos. Uso aquele ditado que diz que: "vou morrer e nem sei se verei Deus".

Entao, desta forma ao menos posso ver todas mudanças mundanas, sem minha presença fisica. E, confesso, que se encontrar Deus acharei um jeito de pedir a Ele que não me deixe cego.

Pois, agora fazendo um check-up do meio seculo de vida, começo a concluir que para chegar a tão sonhada velhice, meus orgãos estarão tão comprometidos que não servirão para niguém.

Inicialmente constatei que tenho excesso de ferro no sangue. Que ao tira-lo, não posso doar para salvar vidas, e ele deve ir para o lixo. Não serve sequer para "morcilha"(risos).

Também que meus olhos, aqueles que imagino doar, estão cansados e precisam de auxilio de lentes para ler. Mas passados mais uns anos, é provavel que com elas não enxerguem nada.

Isto que estou na fase inicial do meu check-up. Falta muito para todo meu corpo ser mapeado por completo. Do jeito que está andado alguns outros problemas ainda serão detectados.

Talvez mais meia duzia de médicos e lá vem um veredito: transplante. E então, haverá partes do meu corpo sendo substituidos por outros de borracha, plastico ou de algum animal irracional.

E, finalmente a mais obvia de todas constatações. De doador, logo, logo, se avançar na idade mudarei para receptor de orgãos. Para continuar, ainda enquanto vivo, vendo as transformações a minha volta.
 
Publicado no jornal A Folha Regional em 23 de agosto de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário